marca_RGB.png

Programa More Than Words®  ou Mais do que Palavras®

Hanen.png

COMUNICADO

Formação de turma presencial prevista para junho de 2022. Preencha o formulário no fim da página para se inscrever na aula gratuita de apresentação do curso, que deverá ocorrer em maio de 2022.

mtw_logo.jpg

O Programa More Than Words® (MTW) ou Mais do que Palavras® foi desenvolvido pelo Centro Hanen do Canadá e se destina a pais de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo e outras dificuldades de comunicação social. O objetivo do programa, que funciona como um curso, é capacitar os pais a ajudar a criança a:

  1. Melhorar a comunicação social e a troca de turnos na interação

  2. Melhorar habilidades relacionadas ao brincar

  3. Melhorar habilidades de imitação

Os pais têm aprendizagens valiosas ao participar do Programa MTW®:

  • Como motivar sua criança a se comunicar

  • Como utilizar o conhecimento que tem sobre sua criança para estabelecer objetivos apropriados e realistas

  • Como fazer com que as interações com sua criança durem mais

  • Dicas para usar imagens e auxiliar a compreensão de sua criança

  • Estratégias para falar de modo que sua criança o entenda

  • Estratégias para desenvolver habilidades do brincar em sua criança

  • Formas para ajudar sua criança a fazer amigos

Para mais informações sobre este e outros programas do Centro Hanen, visite o site: www.hanen.org

O Programa Mais do que Palavras®
na ADASTRA

Um pouco da história do Hanen na Adastra

A Dra. Grace foi a terceira fonoaudióloga brasileira a conquistar a certificação, em formação com a Dra. Lisa Drake, na Universidade do Sul da Flórida, nos Estados Unidos. Em seguida, sob acordo com o Hanen, trabalhou voluntariamente na tradução do programa de slides e formulários do More Than Words® para o Português Brasileiro, em parceria com a Professora Silvia Ferreira Gazolli. Esta tradução está disponível a todos os terapeutas Hanen e significou uma importante contribuição para a aplicação do programa em nosso país. O livro, cujo título é “Mais do que palavras®”, é a base para a capacitação dos pais e tem sua versão em português comercializada pela Editora Pró-Fono.

A primeira aplicação do Programa More Than Words® da Adastra foi realizada seguindo rigidamente o modelo do Centro Hanen. As sessões se desenrolaram durante nove semanas, entre os meses de junho e agosto de 2017, das quais participaram cinco casais com filhos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista, além de um casal de avós.

O programa não decepcionou! Foram registradas evoluções bastante significativas em todas as crianças e os pais desenvolveram habilidades-chave para melhor atuarem como mediadores de linguagem.

Os resultados estão sendo compartilhados em publicações científicas.

20170729_094531.jpg

Foto do grupo de participantes da primeira aplicação do Programa More Than Words®

20170610_162056.jpg

Participantes durante uma das sessões de capacitação

Quem pode se beneficiar da formação pelo Programa Mais do que Palavras®?

Pais, mães ou outros familiares que convivem intensamente com crianças até 6 anos de idade, que têm ou não o diagnóstico confirmado de Transtorno do Espectro Autista ou qualquer dificuldade para interagir e se comunicar.

 

Qual é a carga horária do programa?

São 8 encontros coletivos (com outros familiares participantes), tendo cada um a duração de 3 horas, e 4 visitas domiciliares, com duração de 60-90 minutos. No total, são aproximadamente 30 horas de capacitação direta, além das atividades que devem ser realizadas semanalmente pelos pais com seus filhos.

 

Como são os encontros coletivos?

Os encontros são presenciais com outros pais e mães participantes, considerando o máximo de 5 duplas (pai e mãe; mãe e avó; duas mães etc.), garantindo a plena participação de todos, de acordo com experiências prévias da Adastra.

 

Para que servem as visitas domiciliares?

Para que se verifique o seguimento do programa de forma totalmente ajustada à realidade da família. Nestas visitas, atividades do adulto com a criança são filmadas e imediatamente analisadas conjuntamente para que os pais aprendam a identificar quais comportamentos promovem um bom resultado na interação ou na comunicação de seu filho ou filha.

 

Qualquer profissional pode oferecer essa formação?

Não. Somente fonoaudiólogos devidamente certificados pelo Centro Hanen para este programa pode oferecê-lo aos pais. A certificação habilita o profissional a utilizar o programa na capacitação dos pais e de maneira nenhuma lhe permite ensinar outros profissionais a aplicá-lo. Na página do Centro Hanen, é possível consultar os fonoaudiólogos brasileiros que são certificados: http://www.hanen.org/Special-Pages/Members-Search.aspx

Depoimentos

"Gosto muito das explicações e a troca e informações com as famílias, o conteúdo abordado e as técnicas

a serem aplicadas. Os vídeos fazem com que percebamos o que estamos errando e o que

devemos corrigir com as orientações"

"Sim, hoje conseguimos perceber e olhar de uma forma diferente como estamos trabalhando e o que temos que melhorar"

Fernanda Dalsoglio Garcia, mãe da Anabel

Preencha este formulário para fazer sua pré-inscrição na aula de apresentação do programa Mais do que Palavras em maio/2022 ou

se tiver interesse em contratar a capacitação individualmente. 

Valor previsto para a contratação desta capacitação em maio/2022: R$5.500,00. Parcelamento em até 4 vezes

Obrigado por enviar!