marca_RGB.png

Programa It Takes Two to Talk®

It Takes Two to Talk.jpg

COMUNICADO

Preencha o formulário no fim da página para obter mais informações sobre a disponibilidade deste curso em versão online oferecido individualmente. Ainda não temos previsão para a formação de turma presencial.

O Programa

It Takes Two to Talk® (em tradução livre: “É preciso dois para conversar”) é destinado especificamente a pais de crianças pequenas (do nascimento até 5 anos de idade) que apresentam atraso na aquisição da linguagem. Em um ambiente de grupo pequeno e personalizado, os pais aprendem estratégias práticas para ajudar seus filhos e filhas a aprender a língua materna de uma forma natural, durante todas as atividades cotidianas em que estão juntos. O programa It Takes Two to Talk® ensina, passo a passo, a como se tornar o interlocutor mais capacitado da sua criança.

Veja alguns tópicos importantes do programa:

• Reconheça o estágio e o estilo de comunicação do seu filho, para que você saiba quais as etapas a seguir

• Identifique o que motiva sua criança a interagir com você para saber como iniciar os diálogos

• Ajuste as rotinas diárias para ajudar seu filho a trocar turnos e manter as interações

• Siga a orientação do(a) seu(sua) filho(a) para aumentar sua confiança e incentive-o(a) a se comunicar

• Adicione itens de linguagem às interações com sua criança para ajudá-la a entender a língua materna e utilizar estes elementos quando ela estiver pronta

• Ajuste a maneira como você joga e lê livros com seu filho ou sua filha para ajudá-lo(a) a desenvolver a linguagem

• Mude a maneira de falar com sua criança para que ela entenda e aprenda novas palavras Um programa respeitável e baseado em evidências que vale o seu tempo!

 

O programa It Takes Two to Talk® foi desenvolvido por fonoaudiólogos especializados e está fundamentado em um volume extenso de pesquisas. Na prática clínica, esse programa baseado em evidências, tem efeitos positivos no desenvolvimento da comunicação de crianças pequenas. It Takes Two to Talk® exige um tempo significativo dos pais, a fim de garantir a melhor experiência de aprendizado possível. Depois de concluir o programa, no entanto, as estratégias que você aprendeu se tornarão uma parte tão natural da maneira como você interage com sua criança que você nem perceberá que as está utilizando. Para mais informações sobre o programa, visite o site: www.hanen.org ou solicite informações preenchendo este formulário.

A Fga. Dra. Grace Cristina Ferreira-Donati é terapeuta certificada no programa It Takes Two to Talk® e terá prazer em ajudar você e sua criança a se comunicar!

Perguntas e respostas sobre a modalidade presencial

Quem pode se beneficiar da formação pelo Programa It Takes Two to Talk®?
Pais, mães ou outros familiares que convivem intensamente com crianças com atraso de linguagem, até 5 anos de idade, que têm ou não o diagnóstico confirmado de Transtorno Específico da Linguagem.

Qual é a carga horária do programa?
São 8 encontros coletivos (com outros familiares participantes), tendo cada um a duração de 3 horas, e 4 visitas domiciliares, com duração de 60-90 minutos. No total, são aproximadamente 30 horas de capacitação direta, além das atividades que devem ser realizadas semanalmente pelos pais com seus filhos.

Como são os encontros coletivos?
Os encontros podem ser presenciais com outros pais e mães participantes, considerando o máximo de 5 duplas (pai e mãe; mãe e avó; duas mães etc.), garantindo a plena participação de todos. A versão online do programa é oferecida, individualmente para cada família. Consulte a secretaria da Adastra para checar essa disponibilidade.

Para que servem as visitas domiciliares?
Para que se verifique o seguimento do programa de forma totalmente ajustada à realidade da família. Nestas visitas, atividades do adulto com a criança são filmadas e imediatamente analisadas conjuntamente para que os pais aprendam a identificar quais comportamentos promovem um bom resultado na comunicação de seu filho ou filha.

Qualquer profissional pode oferecer essa formação?
Não. Somente fonoaudiólogos devidamente certificados pelo Centro Hanen para este programa pode oferecê-lo aos pais. A certificação habilita o profissional a utilizar o programa na capacitação dos pais e de maneira nenhuma lhe permite ensinar outros profissionais a aplicá-lo. Na página do Centro Hanen, é possível consultar os fonoaudiólogos brasileiros que são certificados: http://www.hanen.org/Special-Pages/Members-Search.aspx

Contato

Obrigado!